QUAL A DIFERENÇA ENTRE IMPRESSÃO TÉRMICA DIRETA E IMPRESSÃO POR TERMOTRANSFERÊNCIA?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE IMPRESSÃO TÉRMICA DIRETA E IMPRESSÃO POR TERMOTRANSFERÊNCIA?

As etiquetas e rótulos são de extrema importância para a identificação de um produto e suas especificidades, por isso existem os vários tipos de etiquetas dos mais variados tipos de tamanhos e métodos de impressão, que é o caso da impressão térmica direta e termo transferência (geralmente a mais utilizadas).

Mas afinal, qual a diferença entre a impressão térmica direta e a por termo transferência?

IMPRESSÃO TÉRMICA DIRETA

Na impressão térmica direta, a impressora faz o aquecimento do papel conforme o que será impresso, e risca a etiqueta diretamente, criando a impressão. Esse tipo de impressão não precisa do uso de ribbon, isso porque o material usado já, ao receber o calor da cabeça de impressão da impressora, sofre um reação química alterando a sua cor para preta.

A vantagem desse tipo de impressão é que a gestão de suprimentos consumíveis é mais simples, tendo em vista que é apenas o papel, disponibilizado em bobinas.

As desvantagens ficam em que esse material não pode apresentar exposição à umidade, luz solar, poeira, entre outros. Isso porque a folha de rosto dessas etiquetas são tratadas quimicamente para gerar um escurecimento quando aquecida. Essa prática elimina a necessidade de uso de tinta, porém, resulta em um item com menor tempo de duração.

IMPRESSÃO POR TERMOTRANSFERÊNCIA

Diferentemente da impressão térmica direta, esse modelo é realizado pelo contato da cabeça de impressão que aquece diretamente o ribbon, proporcionando a impressão da etiqueta.

As etiquetas específicas para esse formato de impressão são menos abrasivas e proporcionam uma melhor proteção da cabeça de impressão, aumentando de forma considerável a vida útil da sua impressora.

Esse formato pode ser aplicado em etiquetas de muitos tipos diferentes de materiais, inclusive etiquetas em poliestireno que podem ir em contato direto com o alimento. Dependendo do material usado nesse tipo de impressão é possível realizar a exposição da etiqueta impressa a temperaturas baixas, altas, poeira e umidade sem o risco de danos.

São muito úteis para identificação de produtos, caixas em geral, entre outras coisas justamente por terem mais resistência, o que também é um diferencial em relação à impressão térmica direta.

Podemos citar como principais vantagens desse tipo de impressão: ela não apaga mesmo depois de muito tempo, sendo apropriada para etiquetas que necessitam de uma durabilidade maior, como códigos de barras de produtos, etiquetas de garantia, validades, tabelas nutricionais, entre outros; facilidade de manuseio e substituição; melhor qualidade de impressão, permite a impressão em lote ou em uma única etiqueta, reduzindo os desperdícios, dentre outros.

Mais importante de que entender as diferenças entre a impressão térmica direta e a impressão por termotransferência, é saber identificar quando aplicá-las. A Super Andra pode te ajudar a entender melhor a sua demanda e te indicar as melhores saídas para aumentar a produtividade da sua empresa e agregar valor ao seu produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *